A vida é uma cereja. A morte um caroço. O amor uma cerejeira.


16 de janeiro de 2008

A Calçada dos Gigantes









Giant's Causeway é uma formação geológica na costa norte da Irlanda do Norte constituída por 40.000 colunas de basalto com formas poligonais muitas vezes perfeitas e colocadas lado a lado assemelhando-se a uma calçada para gigantes. Tem uma beleza rara junto ao mar e é espantoso o facto da sua existência ser natural e justificada pela geologia, mas mantém um mistério secular derivado da aparente artificialidade que dificilmente faria imaginar que não há ali mão humana. Por tudo isto atrai milhares de turistas e é classificado como Património Mundial.
Giant's Causeway gerou desde sempre grande admiração pelo carácter misterioso e lendário da formação rochosa. De facto, diz a lenda irlandesa que Finn Mac Cumhail, sábio e mágico chefe dos antigos guerreiros celtas Fianna, depois de comer o "salmão do conhecimento" tornou-se gigante. Para poder enfrentar Benandonner, um dos seus rivais gigantes que vivia na Escócia, Finn transformou rochas em colunas de uma calçada que construiria até à Escócia.














A explicação geológica para esta formação diz que na região de Antrim pré-histórica havia actividade vulcânica. As rochas de basalto que saíram de uma erupção deixaram estas fantásticas colunas, na maioria hexagonais, mas também com mais ou menos arestas.
Em Giant's Causeway existe um Centro de Visitas que é uma espécie de museu com alguns serviços de apoio. Existem também inúmeros trilhos ao longo da costa que podem ser exploradas obtendo fantásticos panoramas da costa e da formação geológica.


























4 comentários:

M. disse...

Fantástico! E belíssimo! Obrigada pela partilha.

mena maya disse...

Uma verdadeira maravilha da natureza!!!!

Também eu te agradeço o dar-nos a conhecer!

aDesenhar disse...

descobres "pérolas" interessantes.
A natureza no seu melhor, sempre a surpreender-nos.
:-)
bj

bettips disse...

Bem me parecia magia...ainda por cima Celta! E, Cerejinha, foi uma visita guiada e documentada com fotos, com muita curiosidade e entusiasmo! Obg e bjinhos