A vida é uma cereja. A morte um caroço. O amor uma cerejeira.


7 de janeiro de 2007

Populares e o que querem dizer...

CALCANHAR DE AQUILES
De acordo com a mitologia grega, Tétis, mãe de Aquiles, a fim de poder tornar o seu filho indestrutível, mergulhou-o num lago mágico, segurando-o pelo calcanhar. Na Guerra de Tróia, Aquiles foi atingido na única parte de corpo que não tinha protecção: o calcanhar. Portanto, o ponto fraco de uma pessoa é conhecido como calcanhar de Aquiles.

VOTO DE MINERVA
Orestes, filho de Clitemnestra, foi acusado pelo assassinato da mãe. No julgamento, houve empate entre os acusados. Coube à deusa Minerva o voto decisivo, que foi em favor do réu.
Voto de Minerva é, portanto, o voto decisivo.


CASA DA MÃE JOANA
Na época do Brasil - Império, mais especificamente durante a menoridade do Dom Pedro II, os homens que realmente mandavam no país costumavam encontrar-se num prostíbulo do Rio de Janeiro, cuja proprietária se chamava Joana. Como esses homens mandavam e desmandavam no país, a frase “o da Joana” ficou conhecida como sinónimo de lugar em que ninguém manda.


VÁ QUEIXAR-SE AO BISPO!
Durante o Brasil - Colônia, a fertilidade de uma mulher era atributo fundamental para o casamento, afinal, a ordem era povoar as novas terras conquistadas. A Igreja permitia que, antes do casamento, os noivos mantivessem relações sexuais, única maneira de o rapaz descobrir se a jovem era fértil. E o que acontecia na maioria das vezes? O noivo fugia depois da relação para não ter que se casar. A rapariga abandonada, ia queixar-se ao bispo, que mandava homens para capturar o espertalhão...


CONTO DO VIGÁRIO
Duas igrejas receberam uma imagem de santa como presente. Para decidir qual das duas ficaria com a escultura, os vigários contaram com a ajuda de Deus, ou melhor, de um burro. E de que modo? Colocaram o burro entre as duas paróquias e o animalzinho teria que caminhar até uma delas. A escolhida pelo quadrúpede ficaria com a santa. E foi isso que aconteceu, só que, mais tarde, descobriram que um dos vigários tinha treinado o burro. Desse modo, conto do vigário passou a ser sinónimo de falcatrua.


FICAR A VER NAVIOS
Dom Sebastião, rei de Portugal, morreu na batalha de Alcácer-Quibir, mas o seu corpo nunca foi encontrado. Por esse motivo, o povo recusava-se a acreditar na morte do monarca. Era comum as pessoas visitarem o Alto de Santa Catarina, em Lisboa, para esperar pelo rei. Como ele não voltava, o povo ficava a ver navios.

NÃO ENTENDO PATAVINAS
Os portugueses tinham dificuldade em entender o que diziam os frades italianos patavinos, originários de Pádua, ou Padova, sendo assim, não entender patavina significa não entender nada.


DOURAR A PÍLULA
Antigamente as farmácias embrulhavam as pílulas em papel dourado, para melhorar o aspecto dos remédios amargos. A expressão dourar a pílula, significa melhorar a aparência de algo.

CHEGAR DE MÃOS A ABANAR
Há muito tempo, era comum exigir a todos os imigrantes que fossem trabalhar nas terras de uma colónia que fossem portadores das suas próprias ferramentas. Caso chegassem de mãos vazias, era sinal de que não estavam dispostos a trabalhar. Portanto, chegar de mãos a abanar é não transportar nada.


SEM EIRA NEM BEIRA
Os telhados de antigamente possuíam eira e beira, detalhes que conferiam status ao dono do imóvel. Possuir eira e beira era sinal de riqueza e de cultura. Não ter eira nem beira significa que a pessoa é pobre, está sem fundos...


O CANTO DO CISNE
Dizia-se que o cisne emitia um belíssimo canto pouco antes de morrer. A expressão canto do cisne representa as últimas realizações de alguém.

ESTÔMAGO DE AVESTRUZ
Define aquele que come de tudo.
O estômago do avestruz é dotado de um suco gástrico capaz de dissolver até metais.


LÁGRIMAS DE CROCODILO
É uma expressão usada para se referir o choro fingido. O crocodilo, quando ingere um alimento, faz uma forte pressão contra o céu-da-boca, comprimindo as glândulas lacrimais. Assim, ele chora enquanto devora a vítima.


MEMÓRIA DE ELEFANTE
O elefante lembra-se de tudo aquilo que aprende, por isso é uma das principais atracções dos circos. Diz-se que as pessoas que se recordam de tudo tem memória de elefante.

OLHOS DE LINCE
Ter olhos de lince significa ver longe, uma vez que esses felinos têm uma visão apuradíssima. Os antigos acreditavam que o lince podia ver através das paredes.

2 comentários:

aDesenhar disse...

nunca me tinha ocorrido fazer uma pesquisa deste género, talvez porque não precisei e muito menos agora o farei, porque fiquei esclarecido, com o teu post.
:-)

Serenity disse...

Eu cá tenho memoria de elefante e estomago de avestruz....
O Sexotarado já está no ar outra vez.
Beijos.